10 brincadeiras de adivinhar para as crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Embora muitos não saibam, o brincar possui grandes benefícios cognitivos para as crianças. Segundo estudos realizados, é através da brincadeira que os pequenos aprendem mais sobre o mundo e sobre as outras pessoas, além dele mesmo. As atividades fazem parte do desenvolvimento e dentre as mais diversas brincadeiras infantis que incentivam tal desenvolvimento, estão as brincadeiras de adivinhar.

Leia mais: Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)

Brincar pode garantir um melhor bem-estar físico, cognitivo, social e emocional. No entanto, com as brincadeiras é possível aprender competências levadas para toda a vida. Tais como: confiança, autoestima, resiliência, interação, habilidades sociais, independência, curiosidade e o enfrentamento de situações desafiadoras. 

Se divertir e brincar são atividades tão saudáveis como comer vegetais, ler livros e ter uma boa noite de sono. Atividades de adivinhação podem parecer algo fácil para nós, adultos, mas elas garantem um efeito incrível quando feitas diariamente com as crianças.


No artigo de hoje, falaremos sobre 10 diferentes brincadeiras de adivinhar que podem ser realizadas em casa ou na escola. Elas são dinâmicas, diversas e podem exercitar o raciocínio dos pequenos em várias formas e pontos exclusivos. Confira: 

O que é, o que é? 10 brincadeiras de adivinhar para fazer com as crianças

1. Qual o desenho? 

Os objetivos dessa brincadeira são: trabalhar a atenção, coordenação motora, percepção visual, desenvoltura, comunicação. 

Você precisará de um quadro, giz e papéis com nomes de objetos. 

Como brincar: Escreva em papéis os nomes de objetos, ou animais, ou frutas. Você pode escolher uma categoria que esteja trabalhando. Uma criança por vez vem ao quatro e pega um papel. Essa criança deve representar a palavra com desenho e os colegas devem adivinhar o que é. Quem acertar será o próximo a ir ao quadro. Para crianças que não leem, você pode falar a palavra no ouvido. 

2. Qual é a palavra? 

Trabalharemos a memória, raciocínio, classificação, comunicação, controle de ansiedade, parte e todo. 

Você precisará de fichas de nomes de animais/frutas/objetos. Ou fichas com figuras para aqueles que não leem. 

Como brincar: Uma criança pega uma ficha sem mostrar aos outros. Os colegas fazendo perguntas sobre as características desse objeto, as quais a criança irá responder com sim ou não, vão tentar adivinhar qual é a figura ou a palavra. 

3. Cadê o objeto? 

Com essa brincadeira, queremos desenvolver a noção espacial, localização, atenção, percepção auditiva. Basta utilizar um objeto pequeno. 

Como Brincar: As crianças viram de costas para quem for esconder o objeto previamente combinado (pode ser você ou então outra criança). Os pequenos devem procurar pela casa o objeto. 

A pessoa que escondeu ajudará as outras crianças dizendo se está perto ou longe. Assim, quem conseguir achar, será a outra pessoa que irá esconder o objeto e dar as dicas.

4. Qual é a música? 

Vamos trabalhar a memória, ritmo, atenção, vocabulário, desenvoltura? Você usará fichas com palavras ou figuras. 

Como brincar: O responsável mostra uma palavra ou figura, ou fala uma palavra. As crianças devem cantar uma música que tenha essa palavra ou figura. Use palavras de acordo com o repertório musical dos pequeninos. Quando uma criança descobrir a música, esta pode cantá-la sozinha ou convidar os outros colegas para cantarem junto. 

5. O que mudou? 

Com foco na atenção, memória, percepção visual, observação do todo e de detalhes, jogamos esse jogo! 

Como brincar: Coloque as crianças em círculo. Diga para uma criança observar todos os colegas e a tire da sala. Dois colegas trocam de lugar. Quando a criança voltar deve adivinhar quem trocou de lugar. 

Esse jogo também pode ser feito em duplas, um da dupla deve observar seu colega com atenção e então virar de costas para este. O colega muda algo em sua aparência (dobra a camisa, muda o cabelo…) e o outro deve descobrir o que mudou. Também pode-se mudar objetos de lugar para as crianças descobrirem o que mudou na sala de aula. 

Leia também: + Quais critérios observar na escolha da escola do seu filho?

6. Qual a resposta? 

Os objetivos são: atenção, desenvoltura, fixação de conteúdo. 

Basta utilizar uma caixinha e fichas com perguntas sobre um assunto trabalhado. Por exemplo, que vogal falta em Cas_, qual o resultado de 2+2, qual o maior rio do Brasil e etc. Use perguntas de acordo com os conhecimentos do seu filho(a). 

Como brincar: Coloque as crianças em roda e instrua para que elas vão passando a caixinha até ouvirem o seu sinal (pode ser uma palma, ou quando a música parar, ou quando terminar um músicas que eles estejam cantando). 

Quem tiver com a caixinha na mão quando der o sinal, deve pegar uma pergunta da caixinha e responder. Se acertar recebe parabéns, se errar outro colega que souber pode responder. 

7. Qual é o filme/desenho?

Com o objetivo de trabalhar a memória, conhecimento e agilidade, brincaremos assim. 

Para começar, basta fazer uso de cards com emojis. 

Como brincar: Escolha emojis que formem o título de alguma produção audiovisual infantil. Mostre às crianças e deixe que elas adivinhem. 

8. O que é, o que é? 

Com essa opção, buscamos explorar os conhecimentos das crianças. 

Como brincar: Selecione algumas perguntas prontas e faça com que elas pensem na resposta de forma elaborada, tentando desvendar o mistério que há por trás. 

9. Que brinquedo é esse? 

Podemos trabalhar coordenação motora, memória e familiaridade com os brinquedos. 

Você precisará de uma caixa com variedade de brinquedos. 

Como brincar: Vende os olhos da criança, dê um brinquedo e espere ela adivinhar que brinquedo é aquele que está segurando. 

10. Mímicas 

As mímicas estão conosco há várias gerações. Elas são leves, dinâmicas, diversas, extrovertidas e carregam consigo diversos benefícios extraordinários para o desenvolvimento infantil. Há quem diga que a mímica seja uma das brincadeiras de adivinhar mais marcantes da lista. 

Como brincar: Escolha uma criança, diga o nome de um filme, música, objeto ou outra qualquer coisa que possa ser transmitida através de gestos e deixe que a criança explore a situação. Garantimos muitas risadas! 

Teste algumas dessas brincadeiras em casa e veja a diferença no desenvolvimento das crianças. Busque sempre o melhor para os pequenos!

Sobre a autora: Maria Eduarda Vasconcelos

Estudante de Jornalismo com a Comunicação na veia. Levo comigo que falar, ouvir, entender e explicar fazem os nossos dias serem melhores.